Notícia Exemplo para outros países

Na última semana representantes do Governo Peruano visitaram Belo Horizonte para conhecer um pouco mais sobre o Programa de Apoio à Competitividade dos Arranjos Produtivos Locais de Minas Gerais. Os peruanos vieram a Belo Horizonte em busca de referências para contribuir na implantação do plano de diversificação produtiva no país.

Além disso, a comitiva veio conhecer os mecanismos utilizados desde a concepção, implementação, coordenação e avaliação de politicas e programas de apoio aos grupos produtivos locais.

Minas é referência no estímulo a arranjos produtivos locais. O programa, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), é desenvolvido em parceria entre FIEMG, por meio do Instituto Euvaldo Lodi, Sebrae e Governo de Minas, com apoio de sindicatos e associações. “A grande conquista tem sido mostrar aos empresários que juntos eles podem dar passos mais avançados e superar desafios comuns”, afirma o vice-presidente da FIEMG, Romeu Scarioli.

Segundo a responsável pelo desenvolvimento produtivo do Conselho Nacional de Competitividade do Governo Peruano, Raquel Rebolledo, 41 clusters potenciais foram identificados no Peru.

Comitiva peruana em visita à fábrica da marca Paula Bahia

Além da FIEMG, A comitiva do Peru fez visitas ao Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BHTEC), à Associação Mineira de Empresas de Biotecnologia e Ciências da Vida (AMBIOTEC), ao SENAI CETEC e às empresas Paula Bahia (calçados), JHS e Quibasa/Bioclin (ambas do setor de biotecnologia).