Notícia Convênio entre a CAIXA e o APL Calçados e Bolsas

Parceria entre APL Calçados e Bolsas e Caixa

A partir do dia 26 de junho, todas as empresas filiadas ao Arranjo Produtivo Local (APL), do ramo da indústria de calçados e bolsas de Belo Horizonte, Contagem, Betim, Ribeirão das Neves, Matozinhos, Sabará, Santa Luzia, Nova Lima e Itaúna, podem contar com os benefícios do Caixa/APL.

O Sindicalçados e o Sindibolsas firmaram parceria com a Caixa para trazer vários benefícios para você. Os Arranjos Produtivos Locais contam com estratégias conjuntas de produção, como treinamento de pessoal e distribuição, que podem baratear custos, tornar mais eficaz o enfrentamento da concorrência externa e fortalecer a indústria local.

De acordo com a Caixa, desde 2003 eles vêm atuando na identificação das necessidades e objetivos dos APLs, oferecendo soluções em produtos e serviços que estimulem o crescimento das empresas de médio e pequeno porte. Em 2004, a Caixa criou o Programa Caixa APL, uma iniciativa de apoio técnico e financeiro às empresas de médio e pequeno porte que fazem parte de Arranjos Produtivos Locais.

Conheça os benefícios desse Programa:

GiroCAIXA APL

Crédito com condições diferenciadas, para empreendimentos integrantes de Arranjos Produtivos Locais apoiados pela Caixa, possibilitando sua modernização e melhor posicionamento competitivo no mercado interno e externo, favorecendo a sustentabilidade empresarial e a geração e manutenção de emprego e renda. A taxa para essa operação é de 0,83% a.m +TR, alíquota zero de IOF e o prazo para pagamento é de até 24 meses, com parcelas mensais e sucessivas.

Crédito Especial Empresa

Crédito com taxas pré ou pós-fixadas para empreendimentos integrantes de Arranjos Produtivos Locais apoiados pela Caixa, apropriado para viabilizar aporte de recursos para capital de giro. Taxas de juros especiais com prazo para pagamento de dois até 36 meses, parcelas mensais e sucessivas.

Desconto de Títulos

Crédito destinado a antecipar o fluxo financeiro da empresa, por meio de desconto de título de sua emissão, ou cheques pré-datados de terceiros entregues para cobrança na Caixa, ou cheques eletrônicos a serem creditados na Caixa. Taxas de juros especiais com prazo para pagamento de seis até 120 dias.

BNDES Automático

Para financiar projetos de investimentos destinados à ampliação, relocalização, recuperação e modernização de empreendimentos voltados à produção e à infraestrutura. Inclui a aquisição de equipamentos nacionais, construção civil e capital de giro para a implantação do projeto. Taxas de juros especiais com prazo para pagamento de 60 meses, incluído período de carência de até 12 meses, sempre em períodos múltiplos de três meses, parcelas mensais e sucessivas.

BNDES FINAME

Operação destinada a financiar máquinas e equipamentos nacionais novos, inclusive caminhões e ônibus, cadastrados no BNDES, para empresas de qualquer porte e capital 100% nacional. Taxas de juros pré ou pós-fixadas, à escolha do cliente, com alíquota zero de IOF e prazo para pagamento de 12 até 60 meses, com carência de até 12 meses e sempre em períodos múltiplos de três meses; parcelas mensais e sucessivas.

Entenda o que é um APL

Arranjos Produtivos Locais são aglomerações de empresas que apresentam a mesma especialização produtiva e estão localizadas no mesmo território. Portanto, mantêm vínculos de cooperação, interação, articulação e aprendizagem entre si e com outros atores locais, tais como: Governo, associações empresariais, financeiras, de ensino e pesquisa.

O interesse comum de aprimoramento empresarial converge na busca de melhores resultados coletivos, sem se esquecer da natural competitividade, permitindo o aperfeiçoamento dos processos de fabricação, distribuição e vendas de seus produtos e serviços. Sabe a máxima de que a união faz a força? Esse dito popular aplica-se perfeitamente na condição das empresas organizadas em APL.