Notícia Arte em Couro é lançado com sucesso

Arte em Couro é lançado com sucesso

Conteúdo, beleza visual e qualidade gráfica foram destacadas no lançamento do livro

Foi um sucesso o lançamento do livro Arte em Couro - A força empreendedora e a energia criativa da indústria de calçados e bolsas de Belo Horizonte, na última terça-feira, dia 9 de dezembro, no Espaço Vista.  Cerca de 100 pessoas passaram pelo local, entre elas o presidente da Fiemg, Olavo Machado Júnior, e a secretária de Estado da Cultura do Estado de Minas Gerais, Eliane Parreiras, para prestigiar a iniciativa do Sindicalçados-MG e do Sindibolsas-MG.

A publicação, que conta com projeto gráfico da New360, foi editado pela Conceito Editorial, sob os cuidados dos jornalistas José Eduardo Gonçalves e Silvia Rubião, com pesquisas e textos de Doia Freire e Teresa Cristina  Motta, e fotos de Daniel Mansur. Arte em couro tem coordenação geral do Sistema FIEMG e integra as ações  do Programa de Melhoria  de Competitividade do APL de Bolsas e Calçados de Belo Horizonte e RMBH realizadas pelos dois sindicatos.

O livro foi amplamente elogiado pelos presentes, que destacaram sua beleza visual  e qualidade, além da farta pesquisa iconográfica, com fotos históricas e do acervo das empresas focalizadas.  Cerca de 50 pessoas  que atuam no segmento, entre empresários, estilistas e designers, prestaram seus depoimentos, abrindo seu baú de memórias e revelando suas trajetórias.

O período compreendido abrange das décadas de 1960 à de 2000, mas destaca também o trabalho dos pioneiros chegando até as indústrias contemporâneas. O pano de fundo é a produção de couro em Minas Gerais, sua importância econômica e cultural e também a história de Belo Horizonte e os movimentos culturais e estéticos que construíram as bases da moda e design no estado.

Discursos

No discurso de abertura, o presidente do Sindicalçados-MG, Jânio Gomes, ressaltou que o subtítulo do livro expressa bem o que o setor é:  “uma força empreendedora, uma energia criativa, um time que têm lutado arduamente contra a maré de planos e instabilidades econômicas, procurando manter o seu negócio a todo custo, segurar os seus sonhos com rédea curta”.

Endossando as palavras de Jânio Gomes, o presidente do Sindibolsas-MG, Rogério Lima, prestou uma homenagem a Patrícia Rajão e Hélio Paiva, antigos funcionários dos sindicatos, que comandam, internamente, as duas instituições, e também colaboraram com a publicação do Arte em Couro.

A programação do evento contou ainda com o painel  Passado, presente e futuro, com a participação das jornalistas Moema Tedesco e Cris Carneiro e da empresária Cláudia Mourão. A mediação foi da jornalista Heloisa Aline, diretora da Salamandra Comunicação. Cada convidada abordou a indústria de calçados e bolsas do ponto de vista das épocas propostas no debate, relembrando ícones do setor como Getúlio Guimarães, um visionário, que marcou época com sua capacidade empreendedora.

Oficializando o lançamento do livro, Jânio Gomes e Rogério Lima autografaram um exemplar dedicado à Darcy Caldeira. Com o marido João Caldeira, ela foi proprietária da Calçados Kátia. Pioneiros, os empresários fizeram parte do Clube Pé de Ferro, tiveram participação ativa nas ações do Sindicalçados-MG, participando, inclusive, da primeira feira promovida pela instituição, nos anos 1980.

O evento de lançamento de Arte em Couro contou com o apoio do Sebrae-MG.

Jânio Gomes destacou as parcerias responsáveis pela concretização do projeto, como o BID, o governo de Minas Gerais, o Sebrae-MG, a diretoria dos sindicatos, os associados e a equipe responsável pela publicação.