Notícia Fabricantes de bolsas e mochilas de MG criam produtos com identidade

Minas Gerais produz cerca de 3,5 milhões de bolsas e mochilas por ano, e o faturamento anual do setor chega a R$ 170 milhões, de acordo com o Sindicato da Indústria das Bolsas de Minas Gerais. Para capacitar empresários do setor, o Sebrae criou o "Programa Identidade BH", com o objetivo de incentivar a criação de produtos diferenciados. Com a iniciativa, os produtos passam a ter uma assinatura e fazerm referência a aspectos culturais e sociais do estado. Fernando Silva, que cria mochilas para praticantes de esportes, participou do programa. Sua empresa tem 130 modelos no catálogo, conta com 8 funcionários e faz 3 mil produtos por mês. O faturamento médio é de R$ 70 mil por mês. O empresário Rogério Lima também participou do projeto. Ele faz bolsas de luxo que podem custar até R$ 1.500 para o consumidor final. A empresa fabrica, em média, 300 peças por mês. Rogério aposta em materiais diferentes nas criações, e a bolsa feita com sobras de sacos de cimento é a mais procurada. O empresário faz ainda carteiras e porta-passaportes com o material que sobra das bolsas. Rogério fatura quase R$ 2 milhões por ano.

CONTATOS:
SEBRAE