Notícia Com saldo positivo em negócios e visitação, Inspiramais anuncia próxima edição.

Cinco mil visitantes estiveram na 14ª edição do Inspiramais - Salão de Design e Inovação - que aconteceu nos dias 27 e 28 de junho, em São Paulo. O público - profissionais de toda a cadeia ligada à produção de moda brasileira, como calçadista, de acessórios, couros , têxtil, joalheria, móveis, artefatos, entre outros - puderam conhecer os mais de 600 lançamentos de matérias primas que irão compor os produtos das vitrines de Inverno 2017 e Verão 2018, atribuindo ao Inspiramais a missão de atualmente ser o único evento da América Latina a suprir esta lacuna no mercado: a antecipação de pesquisas, referências e matérias primas para fabricantes.

Leonardo Crus, Coordenandor de P&D da Tecnoblue, foi um dos visitantes do Inspiramais e declarou sua admiração pelo salão. "Hoje é aqui que conseguimos nos atualizar e levar informações para a empresa. No INSPIRAMAIS tem tudo de melhor do mercado. O melhor é que abrange todas as áreas e faz uma conexão com todos os segmentos de moda e da confecção. O INSPIRAMAIS fala de moda e independente de qual a cadeia".

Mentor criativo e intelectual do Salão, o estilista e coordanador do Núcleo de Moda da Assintecal, Walter Rodrigues foi o responsável por apresentar todo o estudo "Inverno 2017" aplicado em diferentes projetos: Fórum de Inspirações, Mix by Brasil, Saberes Manuais e Eco Design - este último, desenvolvido também pela estilista Isabela Capeto.

"Estabelecemos um diálogo com as empresas para que elas entendam a ideia de um projeto com início, meio e fim, para que compreendam que a inovação é essencial a cada nova coleção e que essa inovação não é apenas uma vitrine e, sim, a prova da evolução do pensamento, do conhecimento de mercado da empresa e da tecnologia", declara Milton Killing, presidente da Assintecal. José Fernando Bello, presidente executivo do CICB, destaca que a cada edição o Inspiramais reforça seu caráter de compartilhamento de informações e ideias para o setor. " O evento é uma importante plataforma de negócios aliada à preparação das empresas para seu crescimento e aprimoramento de produtos para diferentes mercados", avalia o gestor.

Rodadas de negócios no Projeto Comprador

O cenário positivo para quem investe em design e inovação foi visto também durante as Rodadas de Negócios. O Footwear Components by Brasil realizou o projeto Comprador e as rodadas de negócios contaram com 10 compradores internacionais do México, Peru, Equador e Colômbia. Foram 500 rodadas que geraram US$ 500 mil em negócios imediatos e previsação de alcançar US$ 2 milhões a longo prazo. "Abrimos mercado com várias empresas que, se não tivessemos aqui, nunca conseguiríamos essa exposição junto a eles. Também estreitamos relação com mercados da Colombia o que nos permite pensar em novas possibilidades de negócio", contou Adriana Feitosa, representante comercial da Vitrine Etiquetas, expositoras do Inspiramais.

Só neste ano, por meio do projeto Footwear Components by Brasil (parceria entre Apex-Brasil e Assintecal, realizadora do Inspiramais) o setor de componentes e materiais para moda exportou US$ 84,9 milhoes até abril de 2016, o que representa aumento de 44,7% em relação ao mesmo período de 2015.  "O Inspiramais marca o período de retomada para o mercado. Mostra todo o entusiasmo e ânimo para o segundo semestre", conta André Rodrigues, diretor de produto daTwiltex, um dos patrocinadores do Salão.

Durante coletiva de imprensa realizada na abertura do Inspiramais, o presidente da entidade, Milton Killing, declarou: "Crise? nunca inovamos tanto!", referendo-se à busca por novos  mercados, parcerias, inspirações em design, sustentabilidade e tecnologia que foram case de todo o Inspiramais. Uma das novidades, sem dúvidas, é a realização do Inspiramais em um novo local, o Centro de Eventos Pró- Magno, em São Paulo. " Foi necessário expandir o espaço para receber novos projetos e visitantes", declarou.

O Sebrae Nacional, outro parceiro do Inspiramais, é também grande entusiasta das iniciativas geradas a partir do salão, que posteriormente, durante o ano, percorrerá o Brasil por meio de diferentes projetos de fortalecimento, recilcagem e informação para os profissionais e empresários da cadeia produtiva. "Certificamos já 83 empresas do Setor de componentes para couro, calçados e artefatos com nosso selo de Sustentabilidade e isso demonstra o quanto nosso empresário está empenhado por inovar e buscar novas alternativas que beneficiam o mercado, sua empresa e a sociedade", declarou a superintendente da Assistencal, Ilse Guimarães.

Parceria e tecnologia

Na abertura do evento o IBB- Instituto By Brasil e o Sindicato de Birigui firmaram parceria que envolve tecnologia a favor do desenvolvimento de produto: a partir de agora o IBB, parceiro da Assintecal, irá disponibilizar para a indústria o serviço de prototipagem em 3D. "Este é o primeiro passo que damos em um polo brasileiro para incentivar e disponibilizar a utilização desta tecnologia, que já é uma realidade dos prinicpais polos industriais do mundo, conta Evando Wolfman, presidente do IBB.

Próxima edição

A próxima edição acontecerá dias 16 e 17 de janeiro em São Paulo. Antecipando verão e inverno 2018 para toda a cadeia produtiva da moda.

www.assintecal.org.br