Notícia Criação colaborativa é sucesso entre designers brasileiros de calçados

O processo de criação colaborativa vem ganhando força entre os designers de calçados brasileiros. Prova disso é o sucesso da plataforma de criação coletiva Moda Co, desenvolvida pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), que na sua segunda edição já envolve mais de 1,5 mil designers brasileiros de calçados. A plataforma, 100% on-line, está com os desafios das marcas Grendene Kids, Zaxy, Usthemp , Werner, Perlatto e Plugt no endereço www.modaco.cc, site em que os designers poderão postar suas respostas aos briefings propostos.

 

O consultor de Design Estratégico da Abicalçados, Dario Henke, destaca que os designers têm até o dia 24 deste mês para enviarem os seus trabalhos. Henke acrescenta que a plataforma se consolida como uma ferramenta importante para incutir a cultura do Design Colaborativo no setor calçadista, de acordo com as Criação colaborativa é sucesso entre designers brasileiros de calçados

O processo de criação colaborativa vem ganhando força entre os designers de calçados brasileiros. Prova disso é o sucesso da plataforma de criação coletiva Moda Co, desenvolvida pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), que na sua segunda edição já envolve mais de 1,5 mil designers brasileiros de calçados. A plataforma, 100% on-line, está com os desafios das marcas Grendene Kids, Zaxy, Usthemp , Werner, Perlatto e Plugt no endereço www.modaco.cc, site em que os designers poderão postar suas respostas aos briefings propostos.

 

O consultor de Design Estratégico da Abicalçados, Dario Henke, destaca que os designers têm até o dia 24 deste mês para enviarem os seus trabalhos. Henke acrescenta que a plataforma se consolida como uma ferramenta importante para incutir a cultura do Design Colaborativo no setor calçadista, de acordo com as premissas contemporâneas da revolução digital. “As indústrias do segmento ainda têm receio quanto à publicação das coleções, mas a questão vem sendo diluída gradualmente com o advento desta nova cultura em que vivemos, que leva em consideração a horizontalidade e a colaboratividade em todos os passos do processo de produção, criando novos sistemas e novos modelos de negócios”, comenta.

 

Quem já fez história

No ano passado, a plataforma Moda Co contou com desafios das empresas Piccadilly, Bibi, Kidy e Pampili e distribuiu R$ 10 mil em premiações.  Vencedora na categoria Empresa pelo projeto em resposta ao desafio lançado pela Pampili no ano passado, Jéssica Triaquim, destaca que a plataforma Moda Co é uma ferramenta inovadora que dá ao designer a oportunidade de divulgar seu trabalho. “Como designer foi uma experiência muito importante, pois pude desenvolver e mostrar meu trabalho, e também acompanhar os projetos de outros profissionais”, comenta Jéssica.

 

O designer Roger Roos, vencedor com a resposta para o desafio da Piccadilly, compara o Moda Co como uma vitrine de profissionais para a indústria calçadista nacional. “As empresas estão atentas. Todos saem ganhando, mas o principal vencedor é a cara que o design brasileiro começa a tomar, com desenvolvimentos internos que valorizam o design colaborativo e os profissionais daqui”, avalia Ross.

 

Vanguarda

Para a designer Adriana Ferreira, acostumada a participar de premiações do setor calçadista, a ferramenta Moda Co é de vanguarda, pois traz novos ares para o segmento, fazendo com que cada vez mais se trabalhe e desenvolva a cultura do Design. A profissional, que venceu na categoria Empresa em resposta ao briefing da Kidy, é enfática: “Não tínhamos nada desse tipo no Brasil. A plataforma é bem formatada, desde o site até os briefings passados pelas empresas”.

 

Maicon Ricardo de Matos, vencedor nas categorias Empresa e Comunidade em resposta ao briefing da Bibi, aponta que a plataforma tem o papel de estimular novos criadores e aproximar os profissionais da indústria, injetando sangue novo em termos de design de calçados. “Moda Co é mais do que uma competição, ela oportuniza que as ideias saiam do papel. Estou muito satisfeito com os resultados e aprendi muito com o projeto”, avalia.

 

Sobre a Moda Co

A Moda Co é uma plataforma totalmente virtual criada pela Abicalçados, através do programa Brazilian Footwear, desenvolvido pela entidade em parceria com a Apex-Brasil. No site www.modaco.cc as empresas participantes postam os desafios para todos os designers cadastrados, que podem responder mais de uma categoria publicando seus projetos diretamente na página. Os melhores trabalhos escolhidos pelas empresas receberão R$ 1,8 mil. Já os trabalhos escolhidos, através de votação realizada pela própria comunidade cadastrada na plataforma, receberão R$ 700, totalizando R$ 15 mil em premiações.  Os designers interessados podem realizar cadastro gratuito no site e têm até o dia 24 para postar os trabalhos. Mais informações em www.modaco.cc.

 

 

www.abicalcados.com.br

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