Notícia Consultoria de sucesso

O prestigiado estilista Walter Rodrigues esteve em Belo Horizonte nesta semana e prestou consultoria a cinco empresas do pólo de bolsas e calçados da Região Metropolitana de Belo Horizonte. A parceria com o estilista integra o projeto "Identidade Belo Horizonte" e é incentivada pelo Sindibolsas-MG, Sindicalçados-MG e SEBRAE. Seu principal objetivo é levar aos fabricantes uma referência conceitual aos seus produtos.
Na última quarta-feira (6), Walter prestou consultoria à fábrica da Avec Vous e a equipe do Site esteve lá para conversar com o estilista. Confira a entrevista!

Walter, você é um estilista de roupas, principalmente de vestidos de festa. Como o seu conhecimento em design pode colaborar para os fabricantes de bolsas e sapatos da região?
WR - O mais importante do meu trabalho é a noção clara que eu tenho da minha identidade. Quando alguém olha para as minhas coleções entende a construção por trás de tudo isso e me reconhece no meu trabalho.
Para contribuir com o setor, eu trouxe meu conhecimento nessa construção de identidade, pois isso é o mais importante. Em um momento em que o mundo está tão uniformizado, é importante que o produto tenha identidade para se destacar, pois, na realidade, não é interessante concorrer só com preços, mas sim, com ideias.

Em sua opinião, quais são os diferenciais da moda mineira e como eles podem ser melhor explorados pelos fabricantes da região?
WR - Minas tem uma identidade de moda muito forte, principalmente porque aqui a moda é levada a sério e a indústria do setor recebe muito apoio de órgãos como a Fiemg, o Sebrae, os sindicatos e o Governo de Minas. Isso faz toda a diferença.
Em cada empresa que entramos com o projeto Identidade Belo Horizonte pretendemos descobrir não só a história da própria empresa, mas também a identidade local. Nos interessa aspectos arquitetônicos e culturais de BH para colocar tudo isso dentro da coleção.

Qual tem sido o foco principal da sua consultoria?
WR - Fazer com que as pessoas contem uma boa história, porque produtos que não tem história são simplesmente selecionados por preço. Você quer adquirir algo que tenha uma historia, um processo, uma essência, uma alma. Estamos buscando isso, fazendo com que o empresário entenda a importância de se contar uma história.

Os fabricantes da Região Metropolitana de Belo Horizonte são reconhecidos pelo design, qualidade e inovação de seus produtos. Ao visitar as fábricas, você conseguiu identificar essas características? Quais as evidências o fizeram identificar isso?

WR - A indústria da moda mineira é interessante por diversos aspectos. Um deles é o maquinário. Vocês têm uma tecnologia muito desenvolvida por aqui e podemos reconhecer isso através da qualidade dos produtos mineiros. Outra característica de Minas é o trabalho artesanal, manual. Os mineiros são muito caprichosos. Os calçados daqui tem sempre uma costura ótima e uma modelagem boa, tudo aqui é feito com cuidado e capricho e isso diferencia a moda mineira.
O que eu acho que falte talvez é fazer a mesma coisa sendo diferente. O grande concorrente da moda mineira e brasileira atualmente é a China, em que você tem uma quantidade de produtos muito iguais com preços muito baratos. Como podemos concorrer com isso? Fazendo um produto que tenha uma identidade, uma essência, uma história e um argumento e não que tenha só preço. Esse projeto veio trazer às empresas uma ideia de pertencimento. Como o empresário pode perceber essas características e inserir no produto? Através de estampas, formas e cores que remetam a aspectos de BH. Essa é a ideia: traduzir a questão da própria cidade pra dentro do produto.

Avec Vous
A Flávia, proprietária da Avec Vous, nos contou o que achou da consultoria com Walter Rodrigues. Confira!
Qual a importância de ter uma consultoria com um estilista renomado como Walter Rodrigues?
F - Acho muito importante, principalmente nessa fase de mudança. Queremos dar um perfil para a empresa. Com a consultoria podemos ter uma direção para montar as próximas coleções, com conceitos e diferenciais.
Quais os resultados esperados depois dessa consultoria? O que a consultoria agregará à fábrica de vocês?
F- Poderemos construir nossa identidade e mostrar nossa história dentro das nossas coleções. Além de dar uma cara mais profissional aos nossos produtos.