Notícia Grupo SOMA busca fornecedores no Compre Bem da FIEMG

O Grupo SOMA, que abriga seis marcas cariocas de vestuário, participou do Projeto Compre Bem da FIEMG, no dia 30/08, em Belo Horizonte. O grupo é responsável pelas Farm e Fyi, grifes de moda jovem, as marcas premium Animale e a.brand, a infantil Fábula, e mais recentemente, a Foxton, única voltada para o público masculino. 

Segundo a head de operações, Rosana Stefani, a empresa tem alguns mineiros em sua base de produtos acabados, mas são poucos. Dos cerca de 250 fornecedores cadastrados ativos, menos de 10% são de Minas Gerais. “Minas tem qualificação para oferecer um produto mais elaborado, especialmente na linha noite, conceito e seda. Além de bordadeiras para beneficiamento de maior valor agregado”, afirma. 

As marcas vêm crescendo nos canais de varejo, atacado e no e-commerce. Para a executiva, dois polos produtivos chamam a atenção do grupo no País. “Minas e Goiânia têm fortes polos, mas o acesso em Minas Gerais é facilitado pela FIEMG, que concentra os sindicatos”, diz. 

A rede busca por fornecedores em três formatos. O primeiro, de produtos acabados, com a peça sendo desenvolvida dentro do perfil das marcas e entregue pronta. O segundo, com desenvolvimento externo. As marcas utilizam a estrutura produtiva do fornecedor e oferecem matéria-prima e modelagem. E por fim, um formato que utiliza apenas a capacidade produtiva do fornecedor. A marca oferece matéria-prima, modelagem e o desenvolvimento dos produtos. 

Os executivos e compradores do grupo atenderam a 34 empresas inscritas individualmente. Stefani acredita que o Compre Bem vai facilitar a identificação de faccionistas de produtos mais elaborados. Segundo ela, há maior dificuldade no fornecimento de roupas de couro e as maiores oportunidades estão no fornecimento para a Animale, que atende o segmento luxo, com a linha noite, produtos conceito e seda. “Observamos esse perfil nos estandes do Minas Trend, com uma mão mais elaborada. Minas tem muito esse perfil, alinhando com bom gosto”, diz.   

Essa edição do Compre Bem contou com a participação da Gerência de Capitalização e Financiamento, que orientou as empresas quanto ao acesso a linhas de crédito e financiamento, e do SENAI Modatec. 

O diretor do SENAI Modatec, Jorge Peixoto, apresentou aos empresários alguns serviços oferecidos pela unidade como o design de superfície, o corte a laser e a estamparia digital. “São as tecnologias implantadas no SENAI e colocadas à disposição da indústria, que vêm garantindo qualidade e competitividade para o setor”, diz. A unidade do SENAI Modatec oferece não apenas cursos, mas serviços e consultorias como as das áreas de desenvolvimento de produto, modelagem, laudos técnicos, planejamento de coleções e laboratório têxtil.

 

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